Sobre o Euro

O Euro é uma moeda jovem, entrando em circulação apenas em 2002, com o fim de promover a integração econômica da União Europeia. Com a entrada em circulação do Euro, foram extintas as tradicionais moedas locais da Alemanha (Marco), Espanha (Peseta), Itália (Lira), Grécia (Dracma), permanecendo essas somente em poder de colecionadores. Veja a lista dos países onde a moeda oficial é o Euro:

É moeda Oficial: Não é a moeda em:
Alemanha França Bulgária
Áustria Grécia Croácia
Bélgica Irlanda Dinamarca
Chipre Itália Hungria
Eslováquia Letônia Polónia
Eslovénia Lituânia Reino Unido
Espanha Luxemburgo República Checa
Estónia Países Baixos Roménia
Finlândia Portugal Suécia

Com essa atitude inovadora, os países europeus delegaram a uma autoridade central (Banco Central Europeu e EuroGroup) a condução da política monetária e da impressão de moeda, o que causou, do lado de países mais fracos (como Grécia e Irlanda), uma perda de controle sobre suas dívidas, em especial a perda da possibilidade de usar a inflação e a colocação de moeda em circulação para pagar débitos anteriores (esses países não têm como fazer o valor do Euro ser desvalorizado).


Como fazer o câmbio Euro Reais?

Cotação Euro Turismo

Se você vai viajar para a Europa, em primeiro lugar, confira na lista acima se seu país de destino adota o Euro como moeda oficial. Perceba que há países bastante populares que não adotam o Euro, como o Reino Unido. Claro que você não terá problemas se chegar lá com Euro no bolso, mas terá que fazer um segundo câmbio e, lembre-se, quanto menos câmbios fizer, melhor para você, pois em cada câmbio há um spread (diferença de taxa entre a taxa de câmbio para compra e para venda).

Como comprar Euro Turismo?

Você pode se dirigir ao seu banco comum (Banco do Brasil, Itaú), em uma agência que realize contrato de câmbio (não são todas!) e perguntar ao gerente a cotação do Euro para venda. Mas essa uma das opções mais caras, caso opte pelo papel-moeda.

Você também pode, no próprio banco, solicitar um cartão VTM (Visa Travel Money) e, carregá-lo com créditos. Essa é uma maneira fácil de se proteger contra variações cambiais negativas futuras (aumento do valor do Euro durante sua estadia no exterior). Se você possui internet-banking ou senha para telefone, muito provavelmente você poderá realizar recargas no VTM lá do exterior, toda vez que precisar de mais dinheiro, sendo o valor debitado de sua conta corrente. Essa é uma vantagem em termos de praticidade para o cartão VTM vendido por casas de câmbio.

Se você tem dólares, deixe para adquirir a moeda lá na Europa. Os europeus pagarão uma cotação do dólar superior ao que você conseguiria aqui no Brasil.
euro

Você também pode realizar suas compras no cartão de crédito, o que também gerará um contrato automático de câmbio. Nesse caso, você está sujeito à variação do valor do Euro diário entre a compra e o pagamento da fatura, além do pagamento do IOF.


Euro Comercial x Euro Turismo

Quando você adquire Euro, será sempre pela cotação Euro Turismo, uma vez que adquirir pela cotação do Euro comercial é acessível somente por empresas e com lastro em operações comerciais de exportação ou importação.

É como se as empresas "comprassem" no atacado e você, no varejo. Por isso a cotação de moedas para elas é mais barata. Veja uma explicação mais detalhada em nosso artigo sobre a cotação dólar.

Importação

Para fins de importação, não há opções, você deve procurar um banco devidamente autorizado pelo Banco Central para realizar operações de contrato de câmbio. Lembrando que o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) incide também sobre as operações de câmbio.

Você também é fã de comprar Euro?