Entenda mais sobre a moneda Dólar

Sobre o dólar

O Federal Reserve (FED) é o responsável por colocar e retirar de circulação as moedas e notas do dólar americano, mesmo as que circulam fora dos Estados Unidos. Existem quatro forjas/gráficas em operação dentro dos EUA para cunhar as moedas e notas, que são vendidas aos bancos da “Reserva Federal”. Fatos sobre a moeda americana:

  • É a moeda mais negociada no Forex (código USD).
  • A moeda mais usada no comércio internacional
  • A mais usada como reserva de valor (inclusive das reservas internacionais brasileiras).

Dolarização

Alguns países, como o Panamá e o Equador, usam o dólar como moeda oficial. Essa prácia é conhecida como dolarização da economia.

Vantagens:

  • Economia no gasto com impressão de papel moeda.
  • Estabilidade da moeda.

Desvantagens:

  • Dívida nacional passa a ser dívida externa, pois o país não tem controle sobre a impressão da moeda.
  • Dificuldades para realização de política monetária.

Bretton Woods

Em 1973, na Conferência de Bretton Woods, foi desfeita a necessidade de lastro em ouro para todas as moedas dos diversos países, entre elas o dólar.

Esse foi o momento crucial para dar à moeda americana a proeminência que hoje adquiriu no cenário político e econômico internacional.


Influência da Cotação do dólar nas economias

A moeda americana tem perdido um pouco de sua influência no cenário mundial com a ascensão chinesa e do yuan, respectivamente. Apesar disso, a própria desaceleração da China põe em dúvida a sua capacidade de substituir o papel de protagonista no cenário mundial hoje (e há cerca de um século) ocupado pelos Estados Unidos da América.

Um fortalecimento ou enfraquecimento da moeda americana refletem imediatamente nas economias de todos os demais países do mundo. Um aumento de taxas do FED, por exemplo, leva a todos os demais países do mundo a aumentarem também suas taxas de juros interna, sob pena de perder recursos dos investidores estrangeiros e ver uma forte desvalorização da moeda local (a menos que esse seja o intuito do governante local, a fim de fortalecer as exportações de seu país).